O Arcebispo de Bordeaux e Presidente da Conferência Episcopal Francesa (CEF), Cardeal Jean Pierre Ricard, assinalou alguns dos principais desafios de cara às próximas eleições no país, entre os quais se encontram a defesa da vida e a família e o assunto da imigração, ao inaugurar a Assembléia Plenária dos bispos franceses que se celebra em Lourdes de 27 a 30 de março.

O Cardeal afirmou em seu discurso que "os católicos, quando tomam uma decisão política, têm que ser consistentes com suas crenças cristãs", entre as quais mencionou à família, "a célula básica da comunidade humana, que no presente afirma ser custodiada mais que nunca". "Estamos a favor da família apoiada no matrimônio de um homem e uma mulher, abertos à procriação, e ao direito das crianças a ter um pai e uma mãe", afirmou o Cardeal.

Deste modo rechaçou "o pretendido direito à morte, que significaria a legalização da eutanásia. A dignidade da vida tem que ser reforçada em todo momento e por isso, não pode admitir de maneira nenhuma a prática da eutanásia".

Ao referir-se ao aborto, o Cardeal Ricard foi enfático na necessidade de defender a vida do não nascido e alertou sobre os perigos da investigação bioética quando não se respeitam os direitos do homem.

O Presidente da CEF também ressaltou a importância de tudo o que conduz a uma maior partilha do trabalho e as riquezas para lutar contra as desigualdades crescentes no mundo e no país. "Europa não pode nem deve desinteressar do resto do mundo; ou melhor, deve ter plena consciência que outros países e outros continentes esperam dela iniciativas audazes para oferecer aos povos mais pobres, os meios para seu desenvolvimento e organização social e para edificar um mundo mais justo e fraterno", disse.