A Comissão de Liberdades Civis do Parlamento Europeu ordenou uma investigação sobre a futura lei contra a propaganda homossexual na Polônia, para determinar se a esperada norma vulnera a norma da Comunidade Européia.

Segundo agências internacionais, a pedido das euro-deputadas holandesas Kathalijne Buitenweg (Os Verdes) e Sophia In't Veld (Liberal) a comissão parlamentar solicitou que os serviços internos examinem se o projeto legal descumpriria a Executiva Européia de 2002 sobre não discriminação no trabalho.

Há alguns dias, o Ministro da Educação da Polônia junto com a Liga Polonesa de Famílias propuseram uma lei para proteger as crianças nas escolas do país da agressiva e obscena propaganda homossexual que busca mostrar o estilo de vida gay como "normal e aceitável".

Com esta lei se sancionaria os diretores de colégios que permitam ingressar ativistas homossexuais nos colégios, para assim proteger o direito dos pais a "educar seus filhos de acordo com o sistema de valores que escolham".

"A agenda homossexual é uma ameaça a essa liberdade", explicou o porta-voz da mencionada liga, Krzysztof Bosak, um jovem e conhecido ativista pró-família polonês. "Na Polônia os ativistas homossexuais trataram de distribuir panfletos muito obscenos nas escolas. Isto tem que parar, pelo bem de nossas crianças, para que sua segurança e liberdade estejam livres desta perseguição", acrescentou.

Também afirmou que "ninguém está atacando às pessoas com tendências homossexuais. Onde nos opusemos ao perigoso movimento político e social que usa os problemas dos gays para promover uma agenda que é perigosa para os alicerces de nossa civilização".

Se os serviços internos do Parlamento concluírem que a norma vulnera a executiva mencionada, o Parlamento poderia pedir à Comissão e ao Conselho da UE que atuem contra Polônia.