O Comitê de Doutrina da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) publicou uma correção pública sobre os textos do teólogo Daniel Maguire, devido a seu apoio ao aborto, a anticoncepção e o matrimônio homossexual, "não representa o autêntico ensinamento católico sobre estes temas".

Maguire ganhou fama nos últimos anos por desafiar o ensinamento da Igreja nestes temas, apresentando-se como teólogo católico que ministra na cátedra da Universidade Católica de Marquette.

Segundo o Comitê, "os pontos de vistas do professor Maguire a respeito da contracepção, o aborto, o 'matrimônio' entre pessoas do mesmo sexo, e a respeito da natureza da doutrina da Igreja e de seu caráter autoritário, ultrapassam os limites da reflexão teológica autêntica e penetram na área da falsa doutrina".

Neste sentido, o Comitê pede que "estes pontos de vista errôneos" não devem ser confundidos com a doutrina moral da Igreja Católica."

"Já que aparentemente estes pontos de vista se propagaram amplamente como se fossem alternativas morais válidas da doutrina da Igreja, o Comitê Doutrinal considera que é importante oferecer uma correção pública dos pontos de vistas errôneos propostos nestes folhetos," esclareceu.

Do mesmo modo, recordou que "o Arcebispo de Milwaukee –diocese onde reside Maguire - exercendo sua responsabilidade pastoral como mestre e pastor de sua diocese, já se expressou publicamente afirmando que as opiniões expressas pelo professor Maguire em seus folhetos são errôneas e incompatíveis com a doutrina da Igreja. Nós no Comitê Doutrina da USCCB coincidimos em que, apesar da autoridade do professor como teólogo católico, suas opiniões a respeito da contracepção, do aborto, e do 'matrimônio' entre pessoas do mesmo sexo não são as da Igreja Católica e na verdade são opostas à doutrina moral da Igreja. Deploramos a defesa pública de tais idéias como autênticas alternativas morais católicas como algo irresponsável. Finalmente, esperamos que esta declaração esclareça a fé e a doutrina da Igreja sobre estes temas ante os fiéis católicos dos Estados Unidos".