O Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, destacou que as necessidades pastorais urgentes na Itália têm que ver com a evangelização dos jovens e adultos, assim como uma necessária disciplina para o clero e uma renovada promoção das vocações sacerdotais, em uma carta que enviou ao novo Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Dom Angelo Bagnasco.

Na carta datada em 25 de março, o Cardeal Bertone destacou o trabalho realizado durante 15 anos pelo Cardeal Camillo Ruini à frente da CEI e considerou que a eleição de Dom Bagnasco é "um sinal de continuidade na consolidação do testemunho cristão e da promoção da família e um alento aos pastores para confrontar com autêntico espírito colegial, não só estes temas, mas sim os desafios que esperam esta comunidade eclesiástica".

Em seguida, o Cardeal recordou seus anos como Arcebispo de Gênova, sede ocupada agora por Dom Bagnasco, e expressou sua preocupação pelo avanço da secularização e a progressiva debilitação do conjunto eclesial italiano".

"Por isso, constatei a urgente necessidade de exortar às instâncias eclesiásticas, assim como os pastores, para que dêem prioridade à evangelização e catequese de jovens e adultos, e a uma recuperada e motivada disciplina do clero, assim como um esforço comum para a promoção específica das vocações ao ministério presbiteral", afirmou.

Depois de destacar a importância do serviço de Dom Bagnasco para a Igreja na Itália, o Cardeal Bertone ressaltou que, nos assuntos políticos, sempre poderá contar com "a cordial colaboração e a respeitosa guia da Santa Sé". "Nos últimos meses pude apreciar a tarefa que o Pontífice confiou a esta Secretaria, seu interesse em promover as relações com os estados e atender os assuntos que, sempre com fins pastorais, devem ser tratados com os governos civis. Sou consciente que tal rol requer uma particular solicitude para este nobre país, formado na fé cristã e sobra cujo território, por intuito divino, descansa a Cátedra de Pedro", acrescentou.

Finalmente o Secretário de estado Vaticano destacou que "em no âmbito desta colaboração e da consolidada tradição da Igreja na Itália, confio que os prelados destinarão com generosidade alguns sacerdotes, amadurecidos e idôneos, a serviço da Santa Sé, em particular à Pontifícia Academia Eclesiástica".