Dom Zeno Hastenteufel, da diocese de Frederico Westphalen, foi nomeado, pelo Papa Bento XVI, para a diocese de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul.

Nascido em 1946, Dom Hastenteufel é natural de Linha Rodrigues da Rosa, cidade de Montenegro da Arquidiocese de Porto Alegre. Ingressou no Seminário Menor São José, estudou filosofia no Seminário de Viamão e teologia no Instituto da PUC de Porto Alegre. Também estudou História Eclesiástica em Roma.

Após ser ordenado sacerdote, em 8 de julho de 1972, foi pároco de Santo Antonio dos Pobres, Vigário paroquial da Sagrada Família, Pároco de São Vicente e de São Sebastião.

Também trabalhou na PUC de Porto Alegre como diretor do Centro de Formação Religiosa e do Departamento de Cultura Religiosa. Foi diretor do Instituto de Teologia e Ciências Religiosas. Professor da PUC e do Seminário Maior de Viamão, na arquidiocese de Porto Alegre.

Foi nomeado Bispo de Frederico Westphalen no dia 12 de dezembro de 2001 e recebeu a consagração episcopal no dia 8 de março de 2002.

Com 3.337Km2 e população de 958 mil pessoas sendo que 722 são católicos na diocese de Novo Hamburgo. A diocese conta com 128 padres e 403 religiosos no trabalho pastoral.