O Departamento de Imprensa da Santa Sé emitiu um breve comunicado onde lamenta que a delegação israelense não participe da reunião pactuada para amanhã, dia 29 de março, como parte das atividades da Comissão Bilateral Permanente de Trabalho com o Estado de Israel.

"Em 26 de março, a delegação israelense comunicou a impossibilidade de participar da reunião por causa de circunstâncias políticas internacionais. A Santa Sé, mesmo compreendendo as razões, lamenta este fato e espera poder chegar a um acordo o quanto antes com a parte israelense uma nova data para a plenária", afirma o comunicado.

Na reunião, assinala o texto, iriam tratar distintos assuntos concernentes ao artigo 10, parágrafo 2 a) do "Fundamental Agreement" (Acordo Fundamental) assinado por ambas as partes em 30 de dezembro de 1993 e que entrou em vigor em 10 de março de 1994.

Este artigo diz textualmente: "A Santa Sé e o Estado de Israel negociarão de boa fé um acordo global, que contenha soluções aceitáveis para ambas as partes, sobre assuntos que ainda não estejam claros, não estabelecidos ou em disputa, em relação à propriedade e assuntos fiscais e econômicos concernentes à Igreja Católica em geral, ou a comunidades, ou instituições católicas".