O líder do Partido Democrático Unionista, o pastor protestante Ian Paisley, e seu par do Sim Fein, ala política do IRA, Gerry Adams, fizeram acordo ontem para compartilhar o governo da Irlanda do Norte a partir de 8 de maio. Para o Arcebispo de Dublin, Dom Diarmuid Martin este acordo “é o começo de uma nova esperança para todos os que vivem aqui”.

Em declarações à agência italiana SIR, o Prelado irlandês indicou que este tratado ”é um evento que faz história e que põe fim a anos de violência, dor e miséria para milhares de famílias” e que agora é momento dos políticos de ambos os lados” para “passar de uma posição ideológica a uma pragmática. Podem trabalhar para provar que se pode viver em paz”.

Para Dom Martin, a tarefa de construir uma economia onde “todos tenham as mesmas oportunidades” deve realizá-la “Dublin e Londres em cooperação com o Belfast para o povo da Irlanda do Norte. O êxito deste novo capítulo depende de todos os setores se envolvam. O único futuro possível para a Irlanda é que dá espaço ao entendimento mútuo, entre Londres e Dublin, entre o norte e o sul, entre os unionistas e os nacionalistas, entre católicos e protestantes, entre os fiéis e não fiéis”.

“O processo de construção e reconciliação é uma prioridade para a Igreja. O que temos que fazer é levar a luz às coisas mais criativas que temos em nossas tradições e unir esforços para uma Irlanda em que todos sintam que pertencem a ela”, concluiu o Arcebispo de Dublin.

Líderes cristãos também apóiam acordo

Como “uma importante e extremamente boa-vinda passo para o futuro estável da Irlanda do Norte” foi qualificado o mencionado acordo por Dom Sean Brady, Presidente da Conferência Episcopal Irlandesa, David Clarke, chefe da igreja presbiteriana, o arcebispo Alan Harper, primaz anglicano da Irlanda, e Ivan McElhinney, presidente da igreja metodista, em uma nota de imprensa emitida ontem.

“Junto a muitos outros, nossas Igrejas alentaram durante muito tempo os políticos de nossa região a trabalhar por um governo para a Irlanda do Norte, e estamos seguros de que isto se materializará hoje”, indicaram.

"Alentamos todos a seguir rezando por nossa comunidade e nosso futuro. É importante que sigamos construindo um país onde todos estejamos comprometidos, onde a diversidade seja respeitada e onde a paz e a harmonia possam ser alcançadas”, finalizaram.