Ao recordar que o Papa Bento XVI destaca claramente que "toda criança que nasce traz o sorriso de Deus e nos convida a reconhecer que a vida é dom d'Ele", o Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, afirmou que sempre a visão teológica da vida se complementa perfeitamente com a ciência, porque está última demonstra que "um ser humano se forma no momento da fecundação".

Em sua mensagem pelo Dia do Nascituro, a celebrar-se neste domingo, o Prelado assinalou que "o embrião é uma pessoa humana geneticamente identificável que inicia o maravilhoso processo de seu crescimento e que aos seis ou sete dias deve implantar-se na mucosa uterina para prosseguir seu desenvolvimento vital até o momento de sair à luz".

"Infelizmente na Argentina de hoje se tenta suprimir o sorriso de Deus. Não podemos pensar outra coisa se repararmos nas decisões de funcionários da atual administração. O ministro da Saúde da Nação dispôs a distribuição gratuita, em todos os hospitais e centros sanitários, da pílula do dia seguinte. Seu par da província de Buenos Aires se somou imediatamente à iniciativa. Apresentam esta solução como um anticoncepcional de emergência, e pretendem fazer com que a população acredite que não tem efeitos abortivos", anotou.

Dom Aguer lamentou que as autoridades e alguns intitulados especialistas em bioética afirmem sem fundamento científico que a vida humana começa com a implantação do embrião no útero e que antes desse momento só haveria um conjunto de células, chamadas falsamente proembrião.

"Esta distinção é arbitrária; nem a biologia nem a embriologia a apóiam, mas a usa como argumento para assegurar que pode eliminar o fruto da concepção. Terei que alertar, de passagem, sobre o grave dano que pode provocar na mulher a ingestão dessas pílulas sem controles clínicos prévios e sem um acompanhamento posterior", concluiu.