O processo de paz na Irlanda do Norte e a construção da Europa e suas raízes cristãs foram alguns dos temas que abordaram o Papa Bento XVI e a Presidente da Irlanda, Mary McAleese, nesta manhã no Vaticano.

Durante o encontro "desenvolvido em um clima de grande cordialidade", informa um breve comunicado do Departamento de Imprensa da Santa Sé, ambos dialogaram sobre "assuntos e problemas da situação da Igreja na Irlanda".

Além disso, continua a nota vaticana, os dois "aprofundaram em especial sobre o começo do 'Diálogo Estruturado' entre o Estado e a Igreja, no espírito do novo Tratado Constitucional Europeu, como via que promete uma contribuição positiva da Igreja à vida da sociedade".

Na audiência privada, ambas as personalidades conversaram sobre o "empenho irlandês na ajuda desinteressada ao desenvolvimento dos países mais pobres da África".

Presidente do Parlamento da União Européia

De outro lado, a Sala Stampa informou que o Santo Padre recebeu nesta manhã em audiência privada o Presidente do Parlamento da União Européia, Hans-Gert Poetteing.

Tanto McAleese como Poetteing se encontram em Roma para participar dos atos do 50º aniversário do Tratado de Roma.