Depois da Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Bento XVI sustentou um encontro na Sala Paulo VI, com os docentes da Faculdade de Teologia da Universidade alemã de Tubinga, a quem recordou a importância desta ciência para todo ser humano pois "responde de fato às perguntas que se faz a humanidade e esclarece os conteúdos da Verdade".

"A teologia não é uma ciência para poucos iniciados, é importante para todos. Porque responde de fato às perguntas que se faz a humanidade e esclarece os conteúdos da Verdade", disse o Santo Padre aos professores da Faculdade onde ele também exerceu a decência.

Em sua intervenção, o Pontífice assinalou que "o teólogo sempre deve perguntar-se se o que escreve corresponde à verdade e que importância tem para o mundo de hoje".

Conforme detalha a Rádio Vaticano, Bento XVI ressaltou a necessidade da  unidade entre o ensino teológico e o serviço pastoral na Igreja, para o homem, para o mundo e para nosso futuro.

"A teologia tem necessidade de valentia para fazer-se perguntas, mas deve escutar devotamente as respostas da fé cristã, e isso para que não permaneça fechada na universidade, mas sim ajude também a viver", ressaltou.