Ante a possível despenalização do aborto por parte da Assembléia Legislativa do Distrito Federal (ALDF), o Bispo de Querétaro, Dom Mario De Gasperín, pediu aos mexicanos para defender a vida e não permitir que em nossos tempos Herodes e Pilatos voltem a se encontrar para tramar a matança dos não nascidos.

Em sua mensagem por ocasião da solenidade de São José, o Prelado assinalou que os representantes do Estado atuam como Herodes ou Pilatos quando dizem a uma mulher grávida: "Você as acertas como pode. Se quer assassinar seu filho que te estorva, faz, porque eu não me oporei".

"Os servidores públicos são isso, servidores, não donos das vidas, dos indivíduos, dos casais, dos matrimônios. Tampouco são Deus. São apenas pobres mortais como nós. São apenas servidores do bem-estar de todos, que devem fazer leis sabias para que todos vivamos com eqüidade, com justiça e em paz, porque se não o fazem, não só faltam seu dever, mas também perdem credibilidade e legitimidade", destacou.

Dom Gasperín recordou que logo depois da morte do Rei Herodes, São José, homem prudente, continuou protegendo o pequeno Jesus na Galiléia e nos ensinou com isso a estar atentos para que os atentados contra os não nascidos nunca nos surpreendam.

Adicionou que infelizmente no México, como nos tempos de Jesus, reiteradamente se escutam iniciativas de lei para procurar "minimizar o valor do matrimônio, da família e da própria vida humana até destruí-la, sobre tudo tratando-se dos mais débeis e indefesos como os recém concebidos no seio materno".

Finalmente, o Arcebispo de Querétaro indicou que "ante as condições difíceis em que se encontram muitas mulheres, que conceberam um filho por irresponsabilidade, por engano ou por violência, é o Estado quem deve procurar a justiça e oferecer condições saudáveis de vida, não de morte, porque nada pode justificar a eliminação de uma vida inocente".