O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, recordou que a Igreja na Venezuela "continua esperando, desde o mês de dezembro passado uma audiência com o Presidente da República, Hugo Chávez".

Em uma carta enviada pela CEV em 14 de dezembro, os Prelados expuseram ao mandatário venezuelano suas inquietações sobre temas da vida nacional como a paz na Venezuela, a educação, o respeito a todos os setores e correntes de pensamento, e o tema do socialismo. Naquela ocasião, os bispos solicitaram ao Chefe de Estado realizar uma reunião para intercambiar pareceres sobre diversos aspectos de importância para o país.

Por outro lado, o Cardeal se referiu novamente à situação de insegurança que se vive no país, indicando que são as autoridades governamentais as que têm a obrigação constitucional de enfrentá-la e solucioná-la.

O Cardeal expressou que o problema da violência "resolve quando o povo sabe que a outra pessoa é seu irmão". Por isso, acrescentou "a Semana Santa será uma oportunidade muito grande, como todos os dias, para reavivarmos em nossos corações os grandes sentimentos cristãos e humanos, a elevação espiritual, a fraternidade, o rechaço à violência, o amor e a defesa à vida".