Ao lamentar o incremento de acidentes em vias públicas na Argentina, o Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, assinalou que estes não são problemas meramente técnicos, mas sim morais, que tem a ver com a responsabilidade de todos os argentinos.

"Os acidentes constituem um problema moral, algo que tem a ver com nossa liberdade e nossa responsabilidade, além de se revestir a dizer que o problema passa pelo estado das rotas, a falta de vigilância adequada ou a grave carência de educação viária dos condutores", afirmou o Prelado em seu habitual programa televisivo "Chaves para um Mundo Melhor".

Depois de defini-lo como um problema "profundo e múltiplo", Dom Aguer assinalou que teria que fazer uma análise mais profundo da caracterología dos condutores e no fundo da problemática cultural e social da Argentina, antes de adjudicar as responsabilidade dos acidentes por razões como a velocidade excessiva, a imperícia dos condutores, os efeitos do álcool ou do cansaço".

Acrescentou que "os argentinos têm um individualismo anárquico, um instinto de poder que leva a uso prepotente da liberdade, uma inclinação à violência. Não é necessário que se choque, qualquer toque que chega a haver em uma rua da cidade e em seguida aí arde uma guerra".

O Arcebispo de La Plata também indicou que após esta dolorosa realidade "há uma espécie de estranho desprezo pela vida, porque em outros aspectos a vida é amada apaixonadamente, como no cuidado da saúde ou no culto do corpo".

Do mesmo modo, questionou que "a observância das leis de trânsito, aqui na Argentina, parece ser algo que não tem porque ter vigência em nossa consciência e em nossa liberdade, porque essa restrição que alguém aceita é a que nos ajuda a ser verdadeiramente livres, prudentes e a respeitar nossa vida e a alheia".