O Arcebispo de San Salvador, Dom Fernando Sáenz, anunciou que no próximo sábado 24 de março, celebrarão vários atos comemorativos do assassinato de seu antecessor, Dom Oscar Arnulfo Romero, ocorrido há 27 anos.

Depois de qualificar o homicídio de "sacrilégio terrível", Dom Sáenz indicou ante a imprensa que a jornada de lembrança começará com peregrinações à cripta da Catedral onde repousam os restos de Dom Romero e terá como ato central uma Missa ao meio dia, que contará com a presença de sacerdotes de todo o país.

Do mesmo modo, às 19:30 p.m. será celebrada outra Missa no átrio da Catedral que será presidida pelo Bispo de São Marcos, Guatemala, Dom Alvaro Ramozzino.

Ao ser consultado sobre o estado do processo de beatificação de Dom Romero, iniciado em 1994, o Arcebispo esclareceu que "está em uma parte muito inicial, posto que tenho entendido que (o caso) não saiu da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé e não passou ainda à Congregação para a causa dos Santos".

Do mesmo modo, afirmou que a "maneira de acelerar este processo" é "não estorvando com colocações políticas ou utilização política de sua figura e em segundo lugar, o que é mais importante pedir muitos favores extraordinários, curas milagrosas inclusive com muita fé a Deus nosso senhor através de Dom Romero".

Dom Romero foi assassinado em 24 de março de 1980 por um matador de aluguel, durante a guerra civil que sacudiu o país até 1992, quando o governo e a guerrilha assinaram um acordo de paz sob a mediação da Organização das Nações Unidas (ONU).