O Bispo copto católico de Sohag, ao sul do Egito, Dom Youssef Aboul-Kheir, pediu aos católicos de todo o mundo visitar seu país para apoiar a comunidade  local que trava uma dura batalha para manter sua fé.

Dom Aboul-Kheir fez estas declarações durante a visita que fez à sede da organização internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIN- em inglês) na Alemanha.

O Bispo reconheceu que o trabalho missionário da Igreja no Egito, onde o Islã é a religião oficial, encontra-se limitado à educação e a atenção sanitária.

“Apesar de nossa condição minoritária, a Igreja é respeitada na sociedade por seu compromisso social. Nunca rejeitam nosso serviço aos demais”, assinalou o Bispo embora lamentou que não se possa evangelizar livremente.

A diocese de Sohag tem  doze mil católicos, 22 sacerdotes e seis seminaristas, com dois candidatos que poderiam entrar neste ano para o Seminário.

Consultado sobre as relações ecumênicas e inter-religiosas no Egito, o Bispo reconheceu que “não é um tema simples, devido ao fundamentalismo islâmico dos anos recentes e a que os ortodoxos coptos  vêem a si próprios como a igreja nacional do Egito”.

Dom Aboul-Kheir agradeceu a assistência econômica de AIN e seus benfeitores, mas pediu que visitem sua comunidade para animá-la. No último ano, AIN entregou 150 mil euros à Igreja no Egito.