O Bispo de Albacete, Dom Ciriaco Benavente, desmentiu o Presidente do Conselho de Extremadura, Juan Carlos Rodríguez Ibarra, e assinalou que as polêmicas fotografias blasfemas incluídas em um catálogo financiado pelo Governo, nunca foram expostas em uma igreja.

Há alguns dias, Ibarra pediu desculpas aos que puderam sentir-se ofendidos pelo catálogo e argumentou que "algumas das fotos que possui o catálogo já foram exibidas numa galeria privada na Igreja do Precioso Sangue de Cáceres, em 2003. Este fato provocou a queixa do bispo de Cáceres, nem tanto pelas fotos, mas sim pelo site onde se exibiram".

Dom Benavente, então Bispo de Coria-Cáceres, esclareceu "que nunca se exibiram no mencionado templo as fotografias, referentes a Cristo e a Santíssima Virgem, que nestes dias está recebendo uma reprovação unânime".

Tal templo, onde não há culto habitual, foi cedido por anos à exposição Foro Sul celebrada anualmente e em seu momento, indicou Dom Benavente, o Bispado protestou "por ter sido expostas no templo, contra a memória de não expor nada que desdissera de tal lugar, algumas fotografias de caráter fálico do Sr. Montoya (NDR: o autor do catálogo blasfemo) que, embora não faziam referência a Cristo ou à Virgem, não eram próprias, por seu conteúdo, de um lugar sagrado".

O Bispo recordou ter recebido as desculpas da Direção Geral de Patrimônio do Conselho de Extremadura, mas reiterou que as imagens do polêmico catálogo nunca foram expostas em uma igreja.