Em um telegrama enviado ao Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, expressou a dor do Papa Bento XVI pelas numerosas vítimas da explosão de uma mina e o incêndio de um asilo e demonstrou a proximidade espiritual do Pontífice com todos os que sofrem por esta tragédia.

"Profundamente entristecido pela grave tragédia acontecida na Mina Novokuznetsk e o violento incêndio em um asilo em Kamyshevatskaya, com a trágica morte de numerosas pessoas e o elevado número de feridos, o Santo Padre expressa sua proximidade espiritual aos cidadãos afetados por estes eventos lutuosos, assim como a toda a população da Federação Russa nestas horas de angústia", diz o telegrama.

O texto da comunicação continua assinalando que o Papa, "enquanto eleva ao Senhor da vida fervorosas orações de sufrágio pelo eterno descanso das almas defuntas, invoca o consolo do céu para os que choram a perda de seus entes queridos".

"O Sumo Pontífice –continua o Cardeal– manifesta o desejo de uma rápida recuperação dos feridos destes acidentes, e envia seus mais sentido pêsames aos parentes das vítimas, invocando sobre todos abundante consolo do céu".