O Bispo de Nove de Julho, Dom Martín de Elizalde, indicou que a catequese "dispõe para a vida cristã", por isso este objetivo deve "estar sempre como a primeira preocupação, tanto nos pais que pedem para seus filhos a formação na fé, como para os catequistas", em uma carta aos catequistas com motivo do início das atividades deste ano.

O Prelado explicou também que "a catequese não é só a preparação imediata, rápida e superficial, para receber os sacramentos da iniciação cristã, mas sim por uma adequada instrução requer que se unam o intelectual e o prático, a ação cristã e a oração, o testemunho exterior pela caridade e o apostolado e a interioridade da fé".

Depois de ressaltar que a família deve acompanhar a catequese com "o necessário acompanhamento pelo testemunho e o estímulo, o exemplo e a participação", o Prelado sublinhou que "o Evangelho é o grande convite, o meio eficaz, que Deus nos dirige para ser felizes, para viver com justiça, para fazer o bem, para alcançar a vida eterna em sua grande família, que é a Igreja".

"A catequese é caminho de santidade para os que a recebem, é para suas famílias, que têm assim uma oportunidade esplêndida para renovar sua fé e fortalecer sua participação eclesiástica, e é um meio de santificação para os próprios catequistas, que se deixam impregnar em sua própria vida pelos mistérios sagrados e pela doutrina que transmitem", disse.

"Peçamos para que haja sempre muitos e generosos catequistas. A eles, de maneira especial, animo-os para que no cumprimento de sua missão, alcancem para a Igreja o fruto esperado e experimentem sempre muita paz e alegria", concluiu.