O Papa Bento XVI afirmou hoje, ao meio-dia, ante milhares de cegos e doentes reunidos na sala Paulo VI do Vaticano que "a *fé e a amizade cristã permitem superar juntas toda condição de fragilidade*" e de superar toda "necessidade especial".

Assim o assinalou o Santo Padre em um encontro com os participantes de uma peregrinação promovida pela Obra Federativa para o Transporte de Doentes a Lourdes (OFTAL) e do Movimento Apostólico de Cegos (MAC).

O Papa destacou que estas associações constituem uma *experiência de fraternidade capazes de fazer partícipes plenos os* cegos e doentes da "vida da comunidade eclesiástica e construtores da civilização do amor", de dar testemunho de Cristo ressuscitado esperança do mundo, "manifestando que a fé e a amizade cristã permitem superar juntas toda condição de fragilidade".

Dirigindo-se em particular aos membros do MAC, o Pontífice destacou que são um testemunho de "como o *amor cristão permite superar a necessidade especial* e viver positivamente a diversidade, como ocasião de abertura ao outro, de atenção a seus problemas, mas acima de tudo a seus dons, e de serviço recíproco".

"A Igreja necessita também de sua contribuição para responder fiel e plenamente à vontade do Senhor. E igualmente pode-se dizer da sociedade civil: *a humanidade tem necessidade de seus dons*, que são profecia do Reino de Deus. Que a pobreza e as limitações não atemorizem: Deus quer completar sua obra com os meios pobres", concluiu o Papa exortando a ter a disposição de uma "fé generosa".