Sob o lema "Discípulos e discípulas de Jesus, por uma América que inclua e seja solidária", Caritas da América Latina e do Caribe realizará de 19 a 23 de março no Haiti o 3° Encontro Continental de Pastoral Social – Cáritas e 16° Congresso Latino-americano e do Caribe, aonde se tratarão diversos temas tais como o desenvolvimento e a democracia, reconciliação e paz, e as migrações.

O Pe. Francisco Hernández, Coordenador Regional do Cáritas e organizador do evento, assinalou que para a preparação do mesmo se teve reuniões por zonas previamente denominadas "Haitianitos", assim como um maior protagonismo na reflexão conjunta e nos diálogos com outras organizações mundiais e regionais.

Acrescentou que "as distintas propostas, que não só foram questionadoras mas sim significativas, servirão de importante base para desenhar o próximo plano regional".

O Pe. Hernández recordou também que ao encontrar-se o Haiti entre as nações mais pobres do continente e ser a sede do evento, "é todo um sinal que nos permite pensar os objetivos e eixos de trabalho do Cáritas para nos próximos anos".

"Este espírito é o que motiva os delegados, que se reunirão neste país para fortalecer os vínculos e crescer na articulação das ações solidárias que se levam adiante, acompanhando às pessoas e comunidades mais empobrecidas", anotou.