Em sua responsabilidade de "chamar a atenção a respeito de certas proposições que não estão conforme com a doutrina da Igreja", a Congregação para a Doutrina da Fé publicou hoje uma Notificação sobre algumas obras do sacerdote jesuíta Jon Sobrino, nas quais se encontraram "diversas proposições errôneas ou perigosas que podem causar dano aos fiéis".

O texto vaticano assinala a existência de algumas proposições que Sobrino expressa em duas de suas obras, Jesus Cristo libertador. Leitura histórico-teológica de Jesus de Nazaré e A fé em Jesus Cristo. Ensaio das vítimas, que "não estão conforme com a doutrina da Igreja".

Os enganos que aponta a Congregação se referem aos orçamentos metodológicos nos quais Sobrino fundamenta sua reflexão teológica, à divindade de Jesus Cristo, a encarnação do Filho de Deus, a relação entre Jesus Cristo e o Reino de Deus, a autoconsciência de Jesus Cristo e, finalmente, o valor salvífico de sua morte.

Na Nota explicativa, que conta com a aprovação do Papa Bento XVI, reconhece-se que o teólogo libertacionista manifesta em suas obras preocupação pelos pobres, preocupação que é "certamente a da Igreja toda". Entretanto, recorda fazendo alusão à Instrução "Libertatis conscientia" de tal Congregação, que "tal opção não é exclusiva" e que por isso "a Igreja não pode expressá-la mediante categorias sociológicas ou ideológicas redutivas, que fariam desta preferência uma opção partidária e de natureza conflitiva".

A Notificação

Na Notificação se explica que depois de um primeiro exame dos volumes em questão, a Congregação, "por causa das imprecisões e enganos neles encontrados", decidiu em 2001 empreender um "estudo ulterior e mais profundo" de tais obras. "Dada a ampla divulgação destes textos e o uso dos mesmos em Seminários e outros centros de estudo, sobre tudo na América Latina, decidiu-se seguir para este estudo o 'procedimento urgente'" estabelecido pelo dicastério vaticano.

"Como resultado de tal exame, –continua a Notificação– no mês de julho de 2004 se enviou ao autor, através do padre Peter Hans Kolvenbach, S.I., Prepósito Geral da Companhia de Jesus, um elenco de proposições errôneas ou perigosas encontradas nos livros citados".

Em março de 2005 o Pe. Sobrino enviou uma resposta à Congregação. Depois de seu exame, este dicastério constatou em novembro do mesmo ano que, "embora em alguns pontos o autor tivesse matizado parcialmente seu pensamento, a resposta não resultava satisfatória, já que, em substância, permaneciam os enganos que tinham dado lugar ao envio do elenco de proposições já mencionado".

"Decidiu-se portanto publicar a presente Notificação, para poder oferecer aos fiéis um critério de julgamento seguro, baseado na doutrina da Igreja, a respeito das afirmações dos livros citados ou de outras publicações do Autor".

Proposições não de acordo com a doutrina da Igreja

"A Congregação não pretende julgar as intenções subjetivas do Autor, mas tem o dever de chamar a atenção a respeito de certas proposições que não estão conforme com a doutrina da Igreja".

Preocupação na América Latina

Na América Latina, especialmente, em El Salvador, onde Sobrino vive e trabalha há quase cinco décadas, a notícia da condenação da Congregação para a Doutrina da Fé vazou na segunda-feira. O Arcebispo de San Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, reconheceu a existência do documento e assinalou que "nos diz a Santa Sé que as conclusões de seus estudos teológicos não concordam com a doutrina da Igreja".

Segundo alguns analistas, a Notificação evidencia que o tema da Teologia da Liberação segue sendo preocupante na região, devido não só aos ensinamentos de Sobrino mas também de outros proeminentes teólogos desta corrente que inclui o marxismo em sua interpretação, especialmente em vistas a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano.

Fontes consultadas pelo ACI Imprensa, assinalaram que vários expoentes seguidores desta corrente teológica estão tratando de influir na preparação e os conteúdos das conclusões às que chegarão a mais de 300 bispos de toda a América Latina e do Caribe neste encontro episcopal que se acontecerá no Brasil no mês de maio.

Leia a Notificação e a Nota Explicativa em: http://www.acidigital.com/Documentos/sobrino07.htm