O Papa Bento XVI visitou nesta manhã a Fábrica de São Pedro por ocasião do quinto centenário da Basílica Vaticana, e afirmou que é um órgão espiritual que concede aos que a visitam a oportunidade de encontrar-se com Cristo.

"Passaram 500 anos desde que se colocou a primeira pedra da segunda Basílica Vaticana: e entretanto, ela está sempre viva e jovem", disse o Santo Padre ao iniciar seu discurso.

Deste modo ressaltou que "não é um museu, é um órgão espiritual. Vós que trabalhais aqui, sois 'pedras vivas', pedras vivas do edifício espiritual que é a Igreja"

Também destacou como "este 'coração da Igreja pode continuar a dar perene vitalidade: atraindo para si homens e mulheres do mundo inteiro e ajudando-os a realizar uma experiência espiritual que marque sua existência".

"Graças a sua contribuição –disse o Papa dirigindo-se a todos que trabalham na Basílica- peregrinos de todas as partes do mundo podem viver com fruto sua peregrinação, e levar consigo, no coração, uma mensagem de fé e esperança, a certeza de ter visto não só grandes obras de arte, mas também de ter se encontrado com a Igreja viva, com o Apóstolo Pedro, e finalmente com Cristo".