Por motivo da celebração do Dia do Seminário no próximo domingo, 18 de março, e na segunda-feira, 19, festividade de São José, o Bispo de Jerez, Dom Juan del Río Martín, divulgou um "decálogo vocacional" com *valiosas chaves e recomendações* sobre o trabalho de promoção das vocações ao sacerdócio.

A jornada deste ano, cujo lema "Sacerdotes, testemunhas do amor de Deus" é inspirada na encíclica "Deus caritas est" do Papa Bento XVI, busca "redescobrir e valorizar os sacerdotes que, apesar das deficiências humanas, *fazem presente as ações salvíficas de Jesus Cristo*", assinala o Prelado em sua carta pastoral.

"Esta celebração nos leva expor seriamente o que *fazemos em favor do sacerdócio diocesano* e que meios estamos pondo para suscitar entre nossos jovens a opção" pelo sacerdócio, destaca.

"Deus segue chamando. Não podemos estar continuamente jogando a culpa da falta de vocações ao mau que está a vida, a sociedade, a juventude. De fato, o chamado da 'pastoral vocacional' não é tanto uma pastoral especializada mas sim *um semear, cultivar e recolher o fruto 'natural' da vida de uma comunidade*", explica.

*O Decálogo*

Por isso, e de cara à Campanha do Seminário, Dom. del Rio propõe o seguinte "singelo decálogo":

1. O projeto vocacional tem que ser *claro, direto e sem ambigüidades*.

2. O chamado a ser sacerdote *não é um aplique ocasional* mas sim é uma oferta pastoral, catequética e espiritual da infância até a idade adulta.

3. *O ser padre não é algo obscuro*, de outro tempo ou só para pessoas especiais; mas sim é um convite a ser livres e felizes segundo o modelo de Jesus Cristo, o Bom Pastor.

4. A existência das comunidades cristãs requerem que haja presbíteros. Os *carismas
e os ministérios laicos não suprem a necessidade de pastores*.

5. Apoiar nosso Seminário Diocesano e seminaristas, com um *maior conhecimento* desta instituição que é o "coração da diocese".

6. *Intensificar as atividades vocacionais* em torno ao Seminário e Delegação de Pastoral Vocacional, criando um clima entre os agentes de pastoral e catequistas em favor da vocação sacerdotal e do Seminário como centro diocesano para formar aos futuros presbíteros.

7. Que as *famílias cristãs, e as distintas comunidades, movimentos e associações cultivem a vocação sacerdotal e à vida consagrada* entre seus membros a fim de que os jovens respondam ao chamado de Deus com responsabilidade e alegria.

8. *Intensificar as *"*quintas-feiras eucarísticas e sacerdotais*", como expressão celebrativa e orante da preocupação comunitária pelos sacerdotes, das vocações e do Seminário.

9. Que nos *centros educativos católicos, assim como em outras atividades docentes e formativas*, explicite-se com profundidade as novidades do ministério ordenado e seu ofício imprescindível para que o povo tenha o alimento necessário da Palavra, os Sacramentos e a Caridade.

10. Investir no Seminário é preparar o amanhã de nossa Diocese. Isso requer *esplendor na coleta do dia do Seminário e em outras doações*, a fim de que possamos atender as necessidades de manutenção, professorado, e contar com instalações que respondam às exigências dos novos tempos.