O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa, destacou que para a Venezuela não convém à instauração de um socialismo "marxista-leninista, porque não produz riqueza" e que pelo contrário exerce "uma grande opressão sobre o povo".

Em entrevista concedida ao jornal venezuelano El Universal, o Cardeal rechaçou a afirmação do Presidente venezuelano, Hugo Chávez, de que Jesus Cristo era "socialista" e disse que o "socialismo do século XXI" que promove o mandatário, não é claro.

Ao recordar que Chávez em seus constantes discursos "manda ler" Karl Marx e Federico Engels, o Cardeal comentou que "evidentemente nos está dizendo por onde vai seu modelo, e nós dizemos o que não nos convém, porque não produz riqueza", e explicou que o sistema socialista com as diretrizes marxista-leninista desenvolvido na Europa Oriental "não produziu nenhum bem-estar nem progresso, e ao mesmo tempo exercia uma grande opressão sobre o povo".

Do mesmo modo, o Cardeal afirmou que "Jesus Cristo não foi um político" e que "não se pode dizer que Jesus Cristo avaliza o sistema socialista como tampouco o neoliberal capitalista, o monárquico ou o republicano".

Em outras declarações, o Cardeal Urosa recordou que em dezembro passado o Episcopado venezuelano enviou uma carta a Chávez na qual dizia que esperava que o socialismo do século XXI seja "alheio por igual ao capitalismo selvagem e à ideologia marxista e estatal".

Nessa carta, ainda sem resposta, o Episcopado disse que aspira que o socialismo do século XXI "seja uma via de transformação do país, aberta a transcendência, à religião e promotora da inclusão de todos os venezuelanos pela via do diálogo e do convencimento", explicou o Cardeal.