Com diferentes atividades religiosas e culturais a realizar-se em várias cidades, o Chile se prepara para celebrar o centenário do trânsito à Casa do Pai de uma de suas filhas mais ilustres, a beata Laura Vicuña.

No santuário que leva seu nome, localizado no Cerro Colorado, na comuna de Renca, o Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, presidirá uma Missa solene neste domingo, 5 de setembro, em honra à beata que partiu para a glória em 22 de janeiro de 1904 em  Junín de Los Andes, Argentina.

Nesse mesmo dia, em Iquique se realizará a Peregrinação pela Estrada Laura Vicuña que terminará com uma Missa na capela construída no deserto junto à estrada.

O falecimento de Laurita Vicuña, quando tinha apenas doze anos, também será comemorado com um Concerto de Oração pela Santidade Juvenil “além das cúpulas” a realizar-se em 4 de setembro no Ginásio do colégio dos Sagrados Corações de Alameda.

Posteriormente, em 23 de setembro, haverá uma solene Eucaristia na Catedral de Porto Montt em honra à beata nascida em Santiago em 5 de abril de 1891.

O Papa Jão Paulo II a declarou Beata em 3 de setembro de 1988.