A Santa Sé apresentou, ao meio-dia de hoje, no Vaticano, a Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis sobre a Eucaristia, fonte e cume da vida e da missão da Igreja, do Papa Bento XVI, um texto que é fruto e conclusão do Sínodo de Bispos sobre este sacramento celebrado em outubro de 2005 nesta cidade.

Em uma coletiva de imprensa realizada na Sala Stampa vaticana, o Patriarca de Veneza e relator general da 11º Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, Cardeal Angelo Scola, e o secretário geral do Sínodo dos Bispos, Arcebispo Nikola Eterovic, apresentaram o documento de Bento XVI elaborado com as 50 propostas aprovadas pelos 256 bispos de todo o mundo que participaram do Sínodo, o primeiro de seu pontificado.

A Exortação Apostólica tem data de 22 de fevereiro, festa da Cátedra de São Pedro e foi publicada em latim, italiano, inglês, francês, espanhol, alemão, português e polonês.

Dom Eterovic afirmou que esta Exortação forma parte da série dos grandes documentos sobre o alto sacramento da Eucaristia, como são, por exemplo, os do Servo de Deus João Paulo II 'Ecclesia de Eucharistia' e 'Mane nobiscum Domine'". Segundo o Arcebispo, a Sacramentum Caritatis "se situa nesta continuidade e ao mesmo tempo volta a propor de um modo atualizado algumas verdades essenciais da doutrina eucarística, exortando a uma digna celebração do rito sagrado, recordando a necessidade urgente de desenvolver uma vida eucarística na vida cotidiana".

O documento, acrescentou Dom Eterovic, "apresentando de modo acessível ao homem contemporâneo as grandes verdades sobre a fé eucarística, trata vários aspectos de atualidade em sua celebração e precatória a um renovado compromisso na construção de um mundo mais justo e pacífico no que o pão partido para a vida de todos seja cada vez mais causa exemplar na luta contra a fome e contra todo tipo de pobreza".

Por sua parte, o Cardeal Angelo Scola recordou que o título do documento, Sacramentum Caritatis, reafirmava "a insistência do Santo Padre nestes dois anos de pontificado sobre a verdade do amor", que indica claramente que este é "um dos temas cruciais sobre os que se lança o futuro da Igreja e da humanidade".

A exortação se apóia, explicou o Cardeal, "no elo inseparável de três aspectos: mistério eucarístico, ação litúrgica e novo culto espiritual" e "está estruturada em três partes, cada uma das quais aprofunda uma das três dimensões da Eucaristia", quer dizer: "Eucaristia, mistério que se tem que acreditar; Eucaristia, mistério que se tem que celebrar e Eucaristia, mistério que se tem que viver".

"O ensinamento do Santo Padre –adicionou– ilustra com claridade como a ação litúrgica (mistério que se tem que celebrar) seja aquela ação específica que faz possível a conformação da vida cristã (mistério que tem que ser vivido, novo culto) por parte da fé (mistério que se tem que acreditar)". Bento XVI, "com uma segunda novidade doutrinal de grande importância", ressalta além disso "a relevância da 'arte de celebrar' para uma participação ativa plena e frutuosa".

Leia a Exortação Apostólica na integra em: http://www.acidigital.com/Documentos/eucaristia07.htm