"Towards the Sun" (Para o sol) é um novo filme produzido pelo Catholic Radio and Television Network (CRTN) e auspiciada pela organização Ajuda à Igreja Necessitada (AIN) que se centra na vida do Pe. Tertulian Langa, um sacerdote grego-católico que foi encarcerado durante 17 anos em Goulags romenos entre 1948 e 1964.

"Uma vez detido, fui levado a distintos lugares aonde me golpearam sem que me fizesse sequer uma pergunta. Dado que os golpes não produziam resultados, meus torturadores começaram a me aplicar pressão psicológica. Logo depois de cada golpe, quando meus torturadores gritavam 'Fala!', sempre me dizia 'Não falarei'", explica o presbítero.

O Diretor do CRTN, Mark von Riedemann, comenta: "A idéia do filme é contar a história da perseguição nesse tempo. Sua história já terminou, mas há muitos cristãos no mundo de hoje, que estão sofrendo uma perseguição similar". O Pe. Langa, filho espiritual de Dom Vladimir Ghika, não traiu à Igreja mas sim se converteu em um sacerdote clandestino logo depois de o colocarem em liberdade.

Em 1948 o regime comunista na Romênia liquidou a Igreja Grego-Católica, forçando-a a unir-se com a Igreja Ortodoxa. Os sete bispos, muitos sacerdotes e laicos, que não quiseram renunciar à unidade com Roma, foram presos.

A produção de 29 minutos de duração está disponível em inglês e logo poderá ser apreciada em francês.