O Arcebispo de Granada, Dom Francisco Javier Martínez, pediu neste domingo aos paroquianos para rezar por Inmaculada Echevarría e fez um chamado a não converter este caso em um "espetáculo da mídia" porque o sofrimento humano nunca deve ser, "e muito menos um campo de uma batalha ideológica".

Assim se referiu o Prelado ao caso da mulher de 51 anos que sofre de distrofia muscular e que há nove está internada no Hospital São Rafael de Granada, da Ordem São João de Deus, e que conta com a autorização da Junta de Andaluzia para que se garanta seu desejo de renunciar ao respirador que a mantém com vida.

Dom. Martínez pediu que não se fizesse da "dor, a solidão e o sofrimento" desta mulher um "espetáculo mediático" dado que o sofrimento humano nunca deve sê-lo, e insistiu aos paroquianos a rezar por esta "mulher de fé" para que tenha "a luz necessária para confrontar com verdade sua vida".

Segundo o Arcebispo, os irmãos de São João de Deus "rodearam-na de carinho sempre" e se referiu ao feito de que há quem "protestou recentemente" pela "fidelidade" dessa congregação "ao ensinamento da Igreja sobre o amor à vida e a eutanásia".

"Julgar os detalhes não nos corresponde. Na realidade a Igreja não está para julgar, mas sim para iluminar desde Cristo a vida, para ajudar, estender a mão e salvar", disse Dom Martínez, assinalando que tanto a mão dos religiosos como a da Igreja "esteve estendida sempre e estará sempre".

Finalmente, o Prelado granadino pediu também orações pela paciente e pelos médicos que a atendem mas "com discrição, com silêncio e sem fazer do sofrimento humano um 'show', como há a tendência de fazer com muita facilidade".