O Arcebispo de San Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, confirmou neste domingo que a Congregação para a Doutrina da Fé divulgará na quinta-feira uma sanção canônica ao teólogo libertacionista jesuíta Jon Sobrino.

Sobrino, um jesuíta basco, reside em El Salvador desde a década de 60, onde atua como professor de teologia na Universidade Centro-americana "José Simeón Cañas", que ele fundou junto com outros membros de sua congregação.

Embora a sanção seja divulgada oficialmente na quinta-feira, Dom Sáenz declarou durante uma coletiva de imprensa que "nos diz a Santa Sé que as conclusões de seus estudos teológicos não são de acordo com a doutrina da Igreja".

A sanção inclui que Jon Sobrino não pode ministrar aulas em nenhum centro católico, nem tampouco publicar algum tipo de estudo como autor católico.

"Faz tempo que estudam seus textos, e já faz anos fizeram advertências", disse Dom Lacalle, ao explicar que Sobrino, um dos promotores da teologia da liberação, como muitos de seus congêneres libertacionistas, destaca a natureza humana de Jesus Cristo até o ponto de pôr em dúvida sua divindade.

Sobrino, que junto com outros autores como Gustavo Gutiérrez, Juan Luis Segundo e Pablo Richard contribuíram para criar uma profunda divisão no interior da Igreja na América Latina ao promover uma interpretação marxista da teologia, declinou fazer comentários até não conhecer o pronunciamento oficial do Vaticano.

Dom Lacalle, entretanto, pediu-lhe que, para evitar as controvérsias que ainda gera a atividade dos teólogos libertacionistas, especialmente em vistas à Conferência Geral do Episcopado Latino-americano em Aparecida, "apoiar-se dos ensinamentos da Igreja".

Entre os livros de Sobrino analisados pela Santa Sé se encontram "Jesus Cristo libertador. Leitura histórico-teológica de Jesus da Nazaré" e "Jesus na América Latina. Seu significado para a fé e a cristología".

"Eu peço ao Senhor pelo padre Jon Sobrino para que seja dócil aos ensinamentos da Igreja e que revise suas conclusões", concluiu o Prelado.