O Colégio de Advogados Católicos anunciou que iniciará uma série de mobilizações em defesa da vida se a Assembléia Legislativa do Distrito Federal (ALDF) aprovar uma iniciativa que pretende despenalizar o aborto para as primeiras 12 semanas de gestação.

Em uma conferência de imprensa, o representante da associação católica, Armando Martínez, referiu-se ao julgamento para reformar o Código Penal e a Lei de Saúde que se debate atualmente na ALDF e destacou a necessidade de que "no país prevaleça a ética do respeito à vida, à dignidade do homem e os direitos das gerações presentes e futuras".

"Vamos mobilizar os católicos e todas as religiões e sairemos à rua para defender a vida. Vamos nos manifestar em favor da vida, não em favor da cultura da morte que quer fazer agora, se não entendem com negociação política, esperamos fazê-los entender com a rua", destacou.

Por sua parte, em sua homilia dominical, o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, destacou a grande responsabilidade que têm aqueles que legislam a favor ou contra a vida humana, e orou para que prevaleça a ética à dignidade do homem e aos direitos das gerações.

Atualmente o abortou está permitido na capital mexicana nos casos de perigo de morte da mãe, má formação do bebê e violação. Agora pretendem permitir que a mulher aborte se esta argumenta que a gravidez interrompa seu "projeto de vida". Com esta premissa, as mexicanas poderiam abortar virtualmente por qualquer razão.