O problema da lei de uniões de fato (Dico), nas quais estão incluídas as uniões homossexuais, que quer passar na Itália, explica o Arcebispo de Firenze, Cardeal Ennio Antonelly, é que "é daninha porque tem um caráter educativo " já que se exigem "os direitos mas não os deveres dos cônjuges. Fazendo isso se faz irresponsáveis sobre tudo aos jovens".

Para o Cardeal italiano, o mencionado projeto de lei "não é uma prioridade. A verdadeira prioridade é o sustento da família estável. Desta lei não se vê a utilidade porque os benefícios que se perseguem para os conviventes são todos asseguráveis por outros meios. Basta para isso o Código Civil".

A propósito desta lei, o Cardeal recordou que atualmente é possível que os contratos de locação sejam feitos a dois nomes, que qualquer pode fazer um testamento em favor de quem deseja, que já existem formas de reverter as pensões; quer dizer que a lei que se pretende passar não responde a uma necessidade mas sim a uma tentativa por legalizar as uniões homossexuais.