Os bispos de Timor Leste e o Núncio Apostólico para a Indonésia e Timor Leste, Dom Leopoldo Girelli, exortaram à paz e à reconciliação nacional, em momentos que a violência se está dando procuração do país por causa da busca do líder rebelde Alfredo Reinado, ordenada pelo Presidente Xanana Gusmao.

Segundo o boletim da União de Católicos Asiáticos (UCA), o Bispo de Baucau, Dom Basílio do Nascimento, chamou "a construir uma cultura de paz e de respeito mútuo" e a amar-se "uns aos outros" ante os "episódios prolongados de violência". O Prelado fez este pedido durante a Missa celebrada na Catedral da Imaculada Conceição, junto ao Bispo de Dili, Dom Alberto Ricardo da Silva, e ao Núncio Apostólico, Dom Leopoldo Girelli.

Os bispos também pediram aos líderes políticos e à comunidade internacional "ajudar a criar um clima de paz e estabilidade" de cara às eleições presidenciais de 9 de abril.

"A Igreja Católica não tolera a violência", recordou por sua parte o Bispo de Dili. O Prelado exortou à população a resolver suas diferenças através do diálogo.

Do fim de semana simpatizantes de Alfredo Reinado ocasionaram choques com as forças da ordem, em resposta à operação de captura de sua líder pelas tropas locais e internacionais enviadas pela Austrália. A ordem veio do Presidente Gusmao, quem não descarta estabelecer estado de sítio.