O Cardeal Péter Erdo, Arcebispo de Budapeste e Presidente da Conferência Episcopal Húngara, anunciou a próxima criação de "unidades pastorais" que agrupem os sacerdotes isolados e com sobrecarga pastoral, especialmente nas zonas rurais.

O Cardeal húngaro assinalou durante a conferência de imprensa com a qual encerrou a recente Assembléia plenária dos bispos húngaros, que no país europeu existem 2.576 sacerdotes para uma população de 10 milhões, principalmente católica.

Entretanto, enquanto que nas zonas urbanas a proporção é de um sacerdote por cada 6.000 fiéis; a proporção é várias vezes maior nas zonas rurais, onde um sacerdote pode estar a cargo de 5 paróquias em cinco povoados diferentes .

"Para evitar o problema da solidão e do isolamento, como conferência episcopal, procuramos uma solução: criar estruturas para paróquias nas zonas rurais, onde possamos gerar grupos de dois ou três sacerdotes que vivam em comunidade e administrem e atendam as diversas paróquias juntas", explicou o Cardeal.

A iniciativa das novas "unidades pastorais" começará a ser implementada a partir deste ano.