A Confederação Católica Nacional de Pais de Família e Pais de Alunos (CONCAPA) ofereceu 13 razões para aplicar a objeção de consciência ante a disciplina laicista que o governo criou para as escolas espanholas denominada Educação para a Cidadania que, em opinião da organização, "pretende impor 'valores oficiais' em lugar daqueles que acreditam são comuns a toda a sociedade".

Segundo a nota divulgada na Web ForumLibertas.com, o Presidente do CONCAPA, Luis Carbonel Pintanel, insiste na objeção de consciência dos pais ante esta controvertida disciplina e explica que "junto a numerosas organizações que representam os centros escolares, os estudantes, o professorado e outros muitos coletivos sociais, vemo-nos abocados a propor a objeção de consciência, como único recurso legítimo que nos deixa a atitude do Governo".

Entre as razões que enumera CONCAPA estão que a mencionada disciplina "é desnecessária e além disso rouba horas de estudo de outras matérias que nossos filhos devem estudar e conhecer melhor", assim como que "nenhum governo verdadeiramente democrático pode impor valores que não estejam recolhidos na Constituição ou na Declaração Universal dos Direitos do Homem".

A terceira razão se refere à formação em valores deveria haver-se implantado em todo o sistema educativo, em todos os cursos e disciplinas, mas de forma transversal", enquanto que a quarta denúncia "o sectarismo do Governo, a diferença de tratamento entre a Educação para a Cidadania –obrigatória para todas as famílias– e o ensino da Religião –solicitada majoritariamente pela sociedade espanhola".

"Depois da irreversibilidade da decisão das autoridades educativas de implantar como obrigatória e avaliável esta disciplina, devemos exigir que seus conteúdos se ajustem às necessidades dos estudantes e que se corresponda com a vontade das famílias", indica a quinta razão.

"As famílias com as convicções e crenças que demonstra a grande maioria da sociedade não podem admitir que legal ou politicamente correto coincide com o verdadeiro e com o justo", precisa CONCAPA na sétima razão.

Na 12ª razão, CONCAPA adverte que "resulta incompreensível que não exista uma só referência ao valor do trabalho ou à importância do movimento operário na construção das sociedades democráticas. Uma prova mais que não há interesse algum em difundir valores sociais, mas sim em ministrar o que se conheceu como a "teoria do gênero".