Depois de concluir a visita de uma semana ao Vietnam responsável por uma delegação da Santa Sé, Dom Pietro Parolin, Subsecretário para as Relações com os Estados, assinalou que o Vaticano está disposto a estudar seriamente o estabelecimento de relações diplomáticas com o Vietnam.

A delegação se reuniu com o Bispo Paul Nguyen Van Hoa, de Nha Trang, Presidente da Conferência Episcopal do Vietnam, assim como com o Comitê Permanente para Assuntos Religiosos do governo vietnamita, que ressaltou o papel da comunidade católica nesse país.

Durante a visita, a delegação da Santa Sé auspiciou que os católicos possam contribuir cada vez mais à difusão dos valores morais, sobre tudo por quanto se refere à juventude.

Ambas as partes "destacaram que os problemas ainda pendentes poderão confrontar-se e resolver através de um diálogo mútuo paciente e construtivo", assinala um comunicado divulgado hoje.

A delegação da Santa Sé se encontrou também com diversas autoridades governamentais e expôs a questão da normalização de relações com a Santa Sé. As autoridades vietnamitas garantiram que, seguindo as instruções do Primeiro-ministro, "os órgãos competentes já estão trabalhando na questão, enquanto estão examinando modalidades concretas para começar o processo de estabelecimento de relações diplomáticas".

De particular importância foi a visita à diocese de Kontum, nos planaltos centrais, composta em sua maior parte por fiéis pertencentes a etnias minoritárias, os chamados "montagnards", cuja participação nas cerimônias foi muito numerosa.

"A delegação levou a todos o alento e a bênção do Santo Padre, a quem os fiéis manifestaram profundo afeto, apego filial e fidelidade, com a esperança de que um dia possa efetuar uma visita pastoral a esse país", conclui o comunicado.