A primeira fase, "fase diocesana", da causa de beatificação do Servo de Deus João Paulo II se encerrará no próximo dia 2 de abril, o mesmo dia em que se fazem dois anos de sua morte, informou neste sábado o Cardeal Camillo Ruini, Vigário do Papa para a cidade de Roma.

Com o encerramento desta fase, a mais trabalhosa, a causa passará à Congregação para a Causa dos Santos, onde se examinará a evidência do heroísmo de suas virtudes, e se aguardará a confirmação de um milagre para poder proclamá-lo primeiro beato, santo depois.

Os promotores da causa "João Paulo o Grande", destacaram que existe abundante informação que comprova suficientemente a existência de mais de um milagre ocorrido por intercessão do Servo de Deus. Existe o caso de um americano que pôde curar de uma afecção hepática incurável e o de uma religiosa francesa que padecia de Parkinson e que ficou curada no mesmo dia da partida do Papa Wojtyla à Casa do Pai.

A causa de João Paulo II se abriu por expresso desejo de Bento XVI, sem ter que esperar a que transcorram cinco anos de sua morte, como estabelece o Código de Direito Canônico. Com efeito, o Papa Bento XVI a anunciou em 13 de maio de 2005, o dia em que se faziam 24 anos do atentado contra seu Predecessor às mãos de Mehmet Alí Agca e festividade da Virgem da Fátima.

Embora muitos auguram que o processo será breve, o postulador da causa, o Pe. Slawomir Oder, recordou que há que ter paciência, ao recordar que a Congregação deve revisar mais de cem mil páginas de discursos e textos somente da etapa de seu pontificado.