O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, defendeu o ensino de religião nas escolas e recordou o Estado que seu dever é garantir o direito dos pais a escolher a educação de seus filhos, e não impor "um determinado modelo educativo para todos".

Em sua carta "Religião na escola, sim", escrita por ocasião da 22º Jornada Diocesana de Ensino, o Cardeal recordou que "a educação tem como finalidade a formação integral do ser humano", para o qual se busca a harmonia entre as distintas dimensões que o compõem, como a dimensão religiosa.

Nesse sentido, explicou que o lema escolhido "quer chamar a atenção sobre uma verdade que pretende hoje ser relegada desde alguns setores sociais, que desejariam abandonar a religião ao âmbito exclusivo do privado". Explicou que o ensino religioso nas escolas "está intimamente unida tanto ao direito à liberdade religiosa como ao pleno desenvolvimento da personalidade humana que deve buscar todo processo educativo".

Por isso, recordou ao Estado que, "de uma concepção subsidiária do mesmo, não lhe corresponde impor um determinado modelo educativo para todos", como é a disciplina de Educação para a Cidadania, mas sim garantir a famílias e instituições sociais "um marco de liberdade que lhes permita escolher o tipo de educação que desejam para seus filhos".

"A vontade dos pais em percentagens muito altas segue sendo favorável à disciplina de religião católica ", indicou. Para o Cardeal Rouco se trata de uma disciplina "em que a racionalidade específica da fé cristã dialoga com a cultura para assim fazer possível uma autêntica síntese entre ambas".

O Arcebispo recordou que "nossa fé em Deus não supõe abdicar das exigências da razão". Acrescentou que o caráter não confessional do Estado, "longe de nos obrigar a relegar ao âmbito privado nossas crenças religiosas, tem que favorecer a colaboração de todos os cidadãos, que desde suas convicções fundamentais" contribuem à melhora da sociedade".

O texto na íntegra está em http://www.archimadrid.es/princi/menu/vozcar/framecar/alocuci/2007/03marzo/10032007.htm