Nesta sexta-feira, o vaticanista da revista italiana L'Espresso, Sandro Magister, explicará a importância da eleição de Dom Angelo Bagnasco, Arcebispo de Gênova, como novo Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI); um cargo designado pelo Papa em sua qualidade de Primaz da Itália.

Dom Bagnasco, de 64 anos, foi anunciado nesta quarta-feira sucessor do Cardeal Camillo Ruini, de 76 anos, quem ocupou o cargo durante cinco anos como Secretário Geral da CEI e 16 como seu Presidente, por decisão do Papa João Paulo II.

Em seu artigo, Magister explica que esta decisão de Bento XVI implica uma opção pela continuidade da linha pastoral traçada pelo Cardeal Ruini: "restituir plena cidadania à fé cristã e fazer visível o grande 'sim' de Deus ao homem e à vida", palavras pronunciadas pelo Santo Padre durante o recente encontro eclesiástico italiano de Verona.

O artigo do jornalista italiano, que analisa o revelador magistério de Dom Bagnasco quando ocupava o cargo de Ordinário militar da Itália, estará disponível a partir da sexta-feira ao meio-dia –hora de Roma– em: http://chiesa.espresso.repubblica.it/index.jsp?sp=e