Uma delegação oficial liderada pelo Sub Secretário Vaticano para as Relações com os Estados, Dom Pietro Parolin, chegou a Hanói para procurar restabelecer as relações diplomáticas entre a Santa Sé e o Vietnam, suspensas há 30 anos.

Conforme informou a imprensa internacional, a delegação se reunirá hoje com os líderes do país comunista. A reunião ocorre pouco mais de um mês após o Primeiro-ministro vietnamita, Nguyen Tan Dung, reunir-se com o Papa Bento XVI e duas semanas depois que as autoridades do Vietnam prendessem um sacerdote católico acusado de rebelião.

A comissão presidida por Dom Parolin, permanecerá no país por seis dias até o domingo 11 de março.

A Santa Sé qualificou a mencionada reunião entre o Pontífice e o Primeiro-ministro como "um novo e importante passo para a normalização das relações bilaterais". "Essas relações, durante os últimos anos, viram um progresso concreto, abrindo as portas da liberdade religiosa para a Igreja Católica no Vietnam", indicava a declaração vaticana.

De acordo com o Vietnamese News Service, a delegação vaticano se reunirá com a Conferência Episcopal Vietnamita, visitará algumas agencias do país e as dioceses de Quy Nhon na província costeira central, Binh Dinh e Kon Tum, na província de mesmo nome em Tay Nguyen, no centro do país.

Com 6 milhões de católicos, Vietnam alberga a comunidade católica da Ásia maior depois de Filipinas e Timor Leste.