O Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani, exortou a contemplar "essa luz que nasce de nosso encontro com Jesus e que a oração nos aproxime mais a Ele e a nossa Igreja ", durante sua homilia na Missa de encerramento do I Encontro de Missionários Laicos dos Países Bolivarianos, celebrado de 1º a 4 de março nesta capital.

Durante sua homilia pronunciada na tradicional igreja do Santo Domingo no centro de Lima, o Cardeal exortou aos pressentes a orar com fé, porque Jesus não nos pede refugiar-nos na oração para fugir das responsabilidades mas sim para nos aproximar dele.

Ao recordar a mensagem do Papa Bento XVI do Ângelus dominical, o Cardeal destacou que "a oração não é um acessório nem algo opcional, a oração é uma questão de vida ou morte e quem apenas se encomenda a Deus com amor filial pode ingressar na vida eterna".

Do mesmo modo, recalcou a importância de manter a unidade da família e aprender a fortalecer a união com Deus, com nossa mãe a Virgem Maria e com nossa Igreja. "Não esqueçamos que Deus esta presente sempre, e é essa presença de nosso Pai que nos ajuda a desenvolver-nos em casa, em nosso trabalho, na escola e em cada instante de nossa vida; é por isso que devemos manter esse diálogo com Deus através da oração e que nada nos impeça de terminá-la", afirmou.

O I Encontro de Missionários Laicos dos Países Bolivarianos, realizado em preparação a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, contou com a presença de laicos, sacerdotes e bispos da Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela e serve para refletir sobre a vocação, formação e envio de laicos missionários.