Pesquisadores da Northwestern University nesta cidade descobriram que a vasectomia pode ser uma causa da demência senil precoce, também conhecida como afasia primária progressiva (APP), e que usualmente afeta os homens entre os 40 e os 50 anos.

Conforme informa o site pró-vida LifeSiteNews.com, a Dra. Sandra Weintraub, professora de psiquiatria e ciências condutuais da Escola de Medicina Feinberg da mencionada universidade, realizou um estudo entre 47 homens cujas idades estavam entre 55 e 80 anos, aonde 40% deles realizou a vasectomia e sofria da doença.

A investigadora divulgou suas conclusões em um grupo de apoio de nove homens que sofrem de APP, aonde oito deles realizaram a vasectomia. "Isto não significa que ter realizado a vasectomia provocará esta enfermidade, mas pode ser um fator de risco para incrementar suas probabilidades de padecê-la", indicou.

Para a pesquisadora, o que acontece é que quem realiza a vasectomia produz anticorpos no sangue: durante a cirurgia, uma barreira natural desenhada para reter os agentes patogênicos longe do sêmen que se rompe e o esperma pode entrar em fluxo sangüíneo. "Em 60 ou 70% dos casos, o corpo reagirá ao esperma como se este fosse um invasor e produzirá anticorpos contra ele, o que rompe em seguida a barreira do cérebro e produziria a APP", precisou.

Atualmente, Weintraub planeja realizar um estudo a nível nacional para corroborar os resultados obtidos.

A afasia primária progressiva (APP) localiza-se no centro de linguagem do cérebro, fazendo com que os doentes não recordem nem compreendam as palavras. Quem sofre a enfermidade perde a capacidade de falar e entender, e gradualmente vão vendo afetadas suas demais capacidades até que ficam completamente incapacitados.