O Bispo de Añatuya, Dom Adolfo Uriona, advertiu que "a fé popular está em uma situação de urgência", situação que requer dos católicos "serem discípulos hoje, aqui e agora".

O Prelado também exortou aos paroquianos a serem autênticos discípulos de Cristo para poder defender a religião do povo, submetida "a uma crise decisiva" pelas grandes mudanças culturais e os meios de comunicação, que "criam desconfiança para a Igreja e os valores que propõe".

"Como discípulos aprendemos a viver como Ele (Cristo), para deixá-lo ver na qualidade de nossa vida, de nossas atitudes e ações; a fim de fazê-lo presente a outros e facilitar o encontro com Jesus vivo, particularmente a quem está longe d'Ele ou não O conhecem", afirmou.

Nesse sentido, expressou também a necessidade de exercer o discipulado em comunidade, para assim "transmitir um testemunho de fraternidade que surge naqueles que sabem e se sentem amados incondicionalmente por Deus". Afirmou que este "sacramento de comunhão com Deus e entre os irmãos é normalmente condição necessária para a formação do discípulo".

"O amadurecimento no seguimento de Jesus requer comunidades eclesiásticas vivas que se esforçam cotidianamente por viver a unidade a partir da Palavra e da Eucaristia", explicou.

Dom Uriona também insistiu a ser discípulos mediante o compromisso com os pobres e excluídos, porque eles são o "sacramento atual e vigente da presença de um Deus que se entregou por nós", e a tomar Santa Maria como modelo da escuta amorosa e atenta.

Finalmente, o Bispo convidou a aproveitar a Quaresma para converter-se a Deus e fortalecer "nossa relação com a Sagrada Escritura", a qual "alimenta nossa existência como discípulos de Jesus Cristo" e nos ajuda a levar o Evangelho "a este mundo cansado e cheio de sinais de morte".