A arqueóloga da Prefeitura de Ávila, Rosa Ruiz Entrecanales, informou que foi descoberto os restos de que poderia ser o único templo paleo-cristão nesta cidade e que se remontaria aos século IV ou V dos tempos de Prisciliano, primeiro Bispo de Ávila.

As escavações arqueológicas se realizam antes da remodelação da Praça do Exército, atrás da atual basílica de São Pedro. Em declarações à agência EFE, Rosa Ruiz disse que "no momento, é para assegurar a origem dos restos", mas poderia estar situado entre o século IV e V.

A diretora das escavações indicou que de acordo com os descobrimentos, o templo "tinha uma cabeceira quadrada, própria do período visigodo", mas parece ser "anterior a essa época pelos enterros que aparecem associados ao templo".

Do mesmo modo, informou que os restos estão situado a escassos metros da igreja de origem visigodo Santa Maria a Antiga de Ávila, por isso "estaríamos falando do templo que foi origem de todo o vigamento posterior de Igrejas que há nesta zona".

Ruiz Entrecanales explicou que a escavação tem uma finalidade "puramente investigadora", pois "há muito poucos dados na Espanha do mundo paleo-cristão e os templos destas características são muito escassos" e afirmou que "se fará um estudo arqueológico e depois o mais provável é que (os restos) seja tampado".