Em sua habitual mensagem por ocasião do Dia Hispano-americano celebrado na Espanha, a Pontifícia Comissão para a América Latina fez um chamado aos católicos ibéricos a expressar sua solidariedade com o Continente da Esperança, que neste ano celebrará a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano.

Na carta enviada aos católicos espanhóis, o Cardeal Giovanni Battista Re e o Arcebispo Luis Robles Díaz, respectivamente Presidente e Vice-presidente da Comissão, recordam que o lema da campanha deste ano, " Chamados a sermos discípulos e missionários na América", inspira-se no tema da V Conferência do Episcopado Latino-americano, que se celebrará no Brasil em maio, "um evento de grande importância que nos convida a refletir em torno da identidade do cristão, chamado a pôr no centro de sua própria vida a Jesus Cristo, luz dos povos, e a transmitir um amor que leve a ser fiéis discípulos d'Ele e missionários convertidos".

"Não se explica a extraordinária generosidade dos primeiros discípulos se não ser pela força do amor pessoal a Cristo, que os levou inclusive a dar a própria vida"; indica a carta; e adiciona que "ser, portanto, seguidor de Cristo, implica estar em sintonia vital com Ele, para desse modo acender-se em zelo e sentir a urgência de anunciá-lO".

"Ao final de sua vida terrena –continua o texto–, Jesus Cristo encarregou seus discípulos a "anunciá-lO a todos os povos", quer dizer, " a todos os âmbitos onde o ser humano desenvolve sua cultura, levando o anúncio até as fronteiras da vida, da família, do mundo do trabalho, da cultura, da economia e da política. Mas uma empresa de tal magnitude pode levar-se a cabo se não for pela força sobrenatural da caridade que se mostra patente no testemunho da atividade missionária".

O Cardeal Re e o Arcebispo Robles agradecem –em nome da Pontifícia Comissão– aos católicos da Espanha " o desdobramento pastoral que tiveram para com a América Latina durante mais de 500 anos de evangelização". Neste sentido, animam a "continuar com grande empenho missionário trabalhando a favor do continente que foi chamado 'da esperança', uma esperança fundada em sua invencível fé".

Depois de destacar que "são inumeráveis as carências que afligem a aquelas terras", escrevem: "Frente a elas se ergue luminosa uma religiosidade sempre viva, mas que hoje mais que nunca precisa ser despertada e alimentada com decisão e audácia".

Para confrontar este desafio, termina a mensagem, "a Pontifícia Comissão para a América Latina anima uma vez mais aos católicos da Espanha a comprometer-se neste grande empreendimento, cada um do lugar que lhe corresponde, seja por meio da oração ou da ajuda ao sustento dos missionários ou obras de apostolado que promovem, mas sobre tudo com a participação concreta na ação missionária. E na celebração do Dia Hispano-americano, convida a viver uma verdadeira audácia evangelizadora, sempre com a consciência de que o amor 'é e segue sendo à força da missão', 'o princípio que deve dirigir toda ação e o fim ao que deve tender' (João Paulo II, Redemptoris missio, 60)".