O Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo Primaz do México, inaugurará na próxima semana um Congresso sobre a figura e o pensamento de Santo Agostinho de Hipona.

O Colóquio, organizado pela Pontifícia Universidade do México, será realizado de 7 a 9 de setembro e tem como tema  “Agostinho de Hipona: A atualidade de um pensador cristão, há 1650 anos de seu nascimento”.

No passado dia 28 de agosto de 2004, com ocasião da festa litúrgica de Santo Agostinho, o Cardeal Rivera  afirmou que “na atualidade, o ‘voltar para aos Padres’ é incluir Agostinho com um particular privilégio e particularidade, embora às vezes seja o constante desconhecido pelo predomínio dos estudos escolástico-tomistas em nível eclesiástico, ou de qualquer outra corrente filosófica”.

O Cardeal assinalou então que “não basta fazer uma memória histórica ou uma apologia  lisonjeira de quem é pilar do cristianismo. O estudo crítico é necessário para relançar  a atitude ministerial de Agostinho diante dos problemas da humanidade e da Igreja”.

“Agostinho é pastor, é o Bispo de Hipona –disse também o Arcebispo- mas este não ficou ali, seu talento lhe permite continuar indicando chaves de compreensão para a Igreja de hoje e para todo homem: os jovens, a quem dedicou boa parte de sua vida como professor, aos estudiosos e em geral ao homem dominado pelas influências de uma sociedade marcada pelos espinhos do pecado e da dor”.