O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carreira, alentou aos sacerdotes de Iztapalapa ante as "advertências" dos narcotraficantes e os chamou a enfrentar a realidade concreta das drogas mediante um trabalho pastoral que previna e resgate os valores dentro das famílias.

O Sistema Informativo da Arquidiocese do México destacou que durante a visita do Cardeal ao VII Vicariato do Arcebispado, os sacerdotes de Iztapalapa relataram que narcotraficantes e vizinhos advertiram que "devem guardar silêncio ante a proliferação das drogas"; um fenômeno relacionado com a pobreza e que junto a ela forma parte dos problemas mais graves da zona.

"Antes de pensar em um enfrentamento com os traficantes de drogas, devemos nos perguntar o que devemos fazer para que a sociedade não perca seus valores", afirmou o Cardeal e acrescentou que a Igreja tem a obrigação de ajudar porque "a sociedade espera de nós, como Igreja, uma contribuição para solucionar este problema tão grave".

O Arcebispo do México disse que a problemática das drogas deve ser atacada pela raiz e que para isso, independentemente das ações do Governo, é necessário "criar um trabalho pastoral de base, educativo, de prevenção e de conscientização". Explicou que muitas pessoas caem na dependente de drogas como um escape à solidão que experimentam e que os levam a abandono.

Em Iztapalapa existem numerosas mães solteiras que por falta de tempo não podem dedicar-se a seus filhos. Além disso, o mesmo desenho de algumas casas induz à proliferação de quadrilhas. "Há construções aonde as famílias se sentem afogadas, necessitam espaços de convivência e lazer", assinalou o Cardeal ao mesmo tempo em que pediu aos religiosos para ajudar à comunidade mediante seu trabalho pastoral.