Por ocasião da V Jornada Européia de Universitários, no sábado 10 de março pela tarde, o Papa Bento XVI presidirá na Sala Paulo VI uma vigília de oração Mariana sobre o tema: " A caridade intelectual: caminho para uma nova cooperação entre a Europa e Ásia".

O evento começará pouco antes da 4:00 p.m. –hora de Roma– com o entrada da Cruz dos universitários, acompanhada pelas delegações asiáticas. A seguir começará o encontro de reflexão e de oração e as conexões através do satélite com jovens universitários de diferentes cidades européias e asiáticas.

Depois da chegada do Papa às 5:00 p.m ., acontecerá a oração do Santo Terço, onde contemplarão os Mistérios da Luz.

Durante as posteriores conexões, os ordinários locais –cardeais e bispos– rezarão uma breve prece de introdução aos mistérios: o Cardeal Carlo Caffarra, Arcebispo de Bolonha (Itália); o Arcebispo Lucas Sirkar, S.D.B., de Calcutá (Índia); o Bispo Albino Mamede Cleto, de Coimbra (Portugal), o Cardeal Stanislaw Dziwisz, Arcebispo da Cracóvia (Polônia); o Cardeal Joseph Zen Ze-kiun, S.D.B., Bispo de Hong Kong (China), o Bispo Terence John Brain, de Salford (Inglaterra); o Cardeal Gaudencio B. Rosales, Arcebispo de Manila (Filipinas); o Cardeal Miloslav Vlk, Arcebispo de Praga (República Tcheca); o Arcebispo Rrok K. Mirdita, de Tirana (Albânia); o Cardeal Severino Poletto, Arcebispo de Turim (Itália) e o Bispo Anthony T. Lobo, de Islamabad (Paquistão).

Terminado o Terço, Bento XVI pronunciará um discurso. Posteriormente, entregará uma cópia da exortação apostólica "Ecclesia in Asia" a um grupo de representantes de movimentos e associações eclesiais, e dará a bênção apostólica. A Jornada concluirá com a peregrinação da Cruz da Sala Paulo VI à Livre Universidade Maria Santíssima Assunta (LUMSA) , que se encontra perto de São Pedro.