O Presidente da Conferência Episcopal Dominicana (CED) e Arcebispo de Santiago de los Caballeros, Dom Ramón Benito De la Rosa y Carpio, chamou os partidos políticos a elaborar uma "agenda comum" para levar adiante ao país, o qual, denunciou, está invadido pelas forças do narcotráfico.

Durante o Te deum pelo 163º aniversário da independência, o Prelado pediu aos partidos não priorizar seus interesses sobre os da nação porque, advertiu, isso pode levar o povo a procurar outras soluções "à margem dos partidos" com conseqüências negativas para o país.

"Quando a monarquia não foi resposta para os povos, procuraram a democracia. A democracia é o que nós desejamos se queremos viver em harmonia, já que esta é participativa, mas se as democracias os tornam fracos os povos procuram as ditaduras, como já tivemos, com o surgimento da ditadura de (Rafael) Trujillo que foi uma debilidade no princípio do século XX", recordou.

Do mesmo modo, Dom De la Rosa y Carpio afirmou que hoje mais que nunca República Dominicana necessita de homens honestos que digam não aos "políticos mentirosos que enganam quando dizem que servem à pátria e só pensam é si mesmos e em seus interesses pessoais".

Por outro lado, o Presidente da CED chamou a combater o "exército de narcotraficantes" que invadiu o país. "O narcotráfico nos ocupou como nos ocuparam forças estrangeiras no passado, não é a droga que nos invade, é um exército de narcotraficantes que está invadindo",assinalou.

Finalmente, o Prelado convidou os dominicanos a aproveitar este novo aniversário para refletir sobre os males sociais que afligem ao país e que impedem o pais de progredir.