A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou hoje o programa oficial da viagem que o Papa João Paulo II fará neste domingo ao santuário Mariano de Loreto, no nordeste italiano, onde beatificará  três membros da Ação Católica: Alberto Marvelli, Pina Suriano e o Pe. Tarrés y Claret.

o Papa irá no próximo domingo de helicóptero, saindo de Castel Gandolfo às 8h30 e depois de uma hora de viagem chegará ao Centro Juvenil “João Paulo II”, em Montorso de Loreto.

Dali seguirá de automóvel à esplanada de Montorso. Às 10h começará a celebração da Santa Missa na qual beatificará  três servos de Deus da Ação Católica: o sacerdote catalão Pere Tarrés y Claret e os jovens italianos leigos Alberto Marvelli e Pina Suriano. Em seguida dirá algumas palavras antes da oração do Ângelus ao meio dia. 

Depois da beatificação, o Santo Padre retornará de automóvel ao Centro Juvenil “João Paulo II” para almoçar e descansar. Às 17h está previsto seu retorno a Castel Gandolfo.

As viagens anteriores do Papa a Loreto foram nos anos de  1979, 1985, 1994  e 1995. Além disso, em Loreto foi celebrada em 1998 a Sexta Jornada Mundial dos Doentes, instituída pelo Santo Padre e que cai todos os anos no dia 11 de fevereiro.

O santuário foi construído em volta da casa onde, segundo a tradição, a Virgem recebeu o anúncio de sua maternidade divina e onde viveu a Sagrada Família em Nazaré. Sempre segundo a tradição, esta mesma casa foi transportada milagrosamente a Loreto na noite de 9 para 10 de dezembro de 1294 e há séculos é um centro de peregrinação e devoção Mariana.

A Virgem de Loreto, em cuja honra se construíram inumeráveis santuários em todo mundo, é hoje a padroeira dos que viajam de avião bem como do pessoal  e das forças armadas da aviação. A basílica de Loreto começou a ser edificada em 1469 e ao longo dos séculos  foi se ampliando.