A Peregrinação da Cruz, um dos eventos mais significativos da Quaresma para os estudantes dos ateneus pontifícios, chega neste 1º de março à Universidade Pontifícia Salesiana, no marco das celebrações em honra a São João Bosco.

Segundo a agência Fides, a Peregrinação da Cruz se realiza em preparação a 5º Jornada Européia de Universitários que se realizará em 10 de março, e onde os estudantes se encontrarão com o Papa Bento XVI. A cruz iniciou seu percurso em 21 de fevereiro.

O tema da jornada é "A caridade intelectual, via para uma nova cooperação Europa-Ásia", inspirado no discurso do Papa ao Corpo Diplomático. Durante o evento haverá um link via satélite programado da Sala Paulo VI com estudantes de Praga, Calcutá, Hong Kong, Bolonha, Cracóvia, Turim, Manchester, Manila, Coimbra, Tirana e Islamabad.

Em seu discurso, o Papa recordou que na Ásia, caracterizada "por uma população muito numerosa e de um grande desenvolvimento econômico", existem comunidades cristãs " pequenas mas vivas" que "desejam legitimamente poder viver e atuar em um clima de liberdade religiosa".

Bento XVI afirmou que reconhecê-las "é ao mesmo tempo um direito natural e uma condição que permitirá contribuir ao progresso material e espiritual da sociedade, e ser elemento de coesão e concórdia".

Por outro lado, informou-se que o Bispo de Hong Kong, Cardeal Joseph Zen, presidirá em 10 de março a oração dos jovens chineses em link via satélite de Hong Kong.